No início de 2002, a diretora Rosa Maria Zuccolo começou a conversar com o presidente do Instituto Camargo e Corrêa (Sr. José Augusto Muller de Oliveira Gomes) para que o Instituto pagasse um curso de formação para todas as funcionárias da entidade.
Em maio de 2003, a entidade foi informada que o Instituto havia aprovado o projeto e iria pagar o curso de formação. Este seria dado pelo Instituto Avisa-lá, especializado em formação de funcionários de educação infantil.
O curso de formação continuada levou dois anos e meio e teve a participação de todas as funcionárias dos dois núcleos e da diretora Rosa Maria. Em 2005 tivemos um curso de extensão de mais um ano (deste último só participaram as funcionárias do corpo de direção e a diretora Rosa Maria).
O curso trabalhou a entidade como um todo, abarcando as áreas de gerenciamento, pedagógica, saúde, higiene e alimentação. Ele visava melhorar a competência de todos os profissionais da entidade.
A formação é participativa e de dimensão coletiva. O ponto de partida é a análise teórica das situações práticas do dia-a-dia da creche. O curso ensina, também, a produção de documentação (diagnósticos, projetos, relatórios, sínteses de reuniões, etc.), visa a fruição cultural (que vai tirar funcionários e crianças da exclusão nesta área) e ensina a fazer uma avaliação sistemática de todo o processo.
Tudo isso é feito através de encontros de formação, encontros de supervisão e de uma professora de apoio que freqüenta as creches.
O resultado desse curso de formação do Avisa-lá foi um grande salto qualitativo no atendimento das crianças.
No final do curso foi organizado um Seminário de Formação e nele vimos nossas funcionárias apresentarem os seus projetos de uma forma brilhante.
Mostrando-se profissionais competentes e seguras, que desenvolvem um trabalho bem estruturado e planejado e que mostram que são capazes de expor seus projetos com clareza e que estão capacitadas a socializar com uma grande platéia seus conhecimentos, suas pesquisas e a alta qualidade alcançada no seu serviço.
4 – MAIS DIFICULDADES FINANCEIRAS
Há mais de uma década, vínhamos tendo um déficit orçamentário e a cada fim de ano a diretoria tinha que fazer uma grande campanha de doações, para não fecharmos o balanço de forma deficitária. Porém, no ano de
Em setembro de 2003, o vereador Paulo Frange fez uma visita à entidade e se ofereceu para ajudar nas coisas que são de sua competência.
Em 11 de novembro de 2003, foi feita uma assembléia para modificar o estatuto e trocar o nome de Creche Madre Camila para Associação Beneficente Madre Camila.
No dia 04 de maio de 2004 foi eleita nova diretoria e conselho fiscal:
Presidente – Osvaldo da Silva; Vice-presidente – João Peres; 1º Secretário – Rosana R. Gomes ; 2º Secretário – Ma. Vitória F. de Almeida; 1º Tesoureiro – Horácio Pedrosa Pedro; 2º Tesoureiro – Célia Trentin Delarco; Diretora Social – Rosa Maria R. Zuccolo ; Diretora de Patrimônio – Aparecida C. Rosa.
Conselho – Efetivos: Rosa Domingues; Zenilda S. Ramos e Ottavio Aldo Ronco. Suplente: Thereza Angélica Marino Galvão.
Como parte do projeto Avisa-lá e visando a inclusão cultural das funcionárias e crianças, o ano de 2004 esteve cheio de visitas a museus e exposições: biblioteca da FIESP, exposição dos quadros de Picasso na OCA, visita ao Jardim Zoológico (projeto Bichos Selvagens), exposição do artista Gaudi no Centro Cultural Tomie Otake, Instituto Butantã, apresentação de dança no Clube da Cidade do Jaguaré, museu da Ultragás, Catedral da Sé, Museu da Casa Brasileira e Pinacoteca de São Paulo. Fizemos, também, a assinatura de dois jornais de grande circulação, para a leitura de nossas funcionárias.
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